terça-feira, 4 de março de 2014

LIVRO DIGITAL E LIVRO IMPRESSO (IMPRESSSÕES SOBRE O E-READER KOBO GLO)





Eu que jamais me imaginei como um indivíduo que sequer tocaria num e-reader, não apenas comprei um (Kobo Glo), mas, me descobri gostando do dispositivo. Claro que não substitui o livro impresso, mas torna-se uma eficiente ferramenta no auxílio à leitura. Recursos como: praticidade, portabilidade, a suavização da leitura seja sob a luz do sol ou na treva mais profunda, a longa durabilidade da bateria; a facilidade em adquirir, pagar, baixar e ler, praticamente, qualquer livro; o dicionário integrado e instantâneo (para inglês, português, italiano, francês, espanhol, alemão), bem como tradutor de inglês; a possibilidade de fazer anotações e destacar trechos com rapidez, e compartilhá-los no Face, se desejar; as estatísticas de leitura que me indicam a porcentagem de leitura que resta em cada capítulo e no livro completo; a presença de 11 tipos gráficos diferentes para tornar a leitura mais agradável; a possibilidade de escolher entre tamanhos múltiplos das fontes, o espaço entre linhas, o tamanho da margem e ainda poder justificar o texto; a presença de índice ativo que me leva para o capítulo que quero em segundos, a leitura que continua, automaticamente, de onde eu a deixei, dispensando o marca-texto; poder pesquisar determinada palavra em todo o livro, facilitando o encontro de trechos favoritos; a compatibilidade com o pocket, me permitindo salvar artigos da internet para lê-los off line; a possibilidade de organizar a minha biblioteca digital em diferentes seções (coleções), as atualizações que melhoram significativamente a operacionalização do dispositivo, o lay-out extremamente agradável da página de abertura do aparelho; a discrição e simplicidade que não destoam da elegância e sofisticação do design do produto, e, por fim, o preço do Kobo Glo que caiu de 479,00 para 249,00. 

O meu é branco com fundo azul. É claro que essa cor branquíssima da tela não é a verdadeira que se assemelha mais à cor de papel jornal. Clique na imagem para ver em tamanho maior.


Mas, é óbvio que nem tudo é perfeito. Vejamos seus principais defeitos:
- a sensibilidade ao toque nem sempre é a ideal, principalmente para digitações;
- não permite leitura horizontal;
- só tem opção de tradução do inglês para o português, mas há de várias línguas para o inglês;
- ainda é sofrível para leitura em pdf, pois o texto não se organiza em parágrafos normais, mesmo quando convertido em epub;
- por ser preto e branco e ter tela pequena não é adequado à leitura de quadrinhos coloridos;
- a página nele parece página de livro, mas deveria oferecer possibilidades de gradação, pois há quem prefira a cor da página mais branca, enquanto outros, mais amarela;
- apresenta risco de queda para quem tem hábito de dar umas cochiladinhas enquanto lê;
- não tem cheiro, nem gosto de livro;
- não pode ser utilizado embaixo d'água enquanto se mergulha na piscina, no rio, no mar, ou num simples banho de chuveiro ou de chuva;
- não resiste ao fogo, à pedradas, marretadas, facadas, punhaladas e tiros calibre 12;
- não pode ser levado ao forno;
- não tem sensor de flutuação que dispensa as mãos, nem passa as páginas por comando mental;
- E O MAIOR DEFEITO É O KOBO AURA HD CUSTAR INEXPLICÁVEIS $ 659,00!!!
O melhor e-reader do mercado, mas peca pelo preço praticado no Brasil. Provavelmente, o mais caro da Kobo em todo o mundo!
 

E esse é o meu sonho de consumo na cor café. Kobo Aura HD, o e-reader com maior resolução do mercado. Clique na imagem para ver em formato maior.

 Abaixo as outras opções de cor:
Além de café, há ainda preto e marfim. Pela bagatela de 659,00. Clique na imagem, ah, você já sabe pra quê.










Criei uma página no Facebook pra demonstrar nosso espírito brasileiro e baiano de "faz um menos aí, tio"  Solicito na page uma promoção urgente Kobo Aura HD. Abaixe esse preço, meu filho!

Veja aqui a promoção do Kobo Glo na Livraria Cultura (alguns modelos já se esgotaram)

2 comentários:

  1. Só vou dizer que vendem no ebay (se não me engano) uma capa para o kobo que permite que ele vá para dentro d' água.. claro que não sei para que motivo alguém levaria o kobo para lá.. talvez ler submerso sei lá kkkk.


    Muito boa sua opinião. Eu ainda não vejo nada de útil no Aura (também fiquei traumatizada com tablets.. deve ser isso ihhihi). Mas também espero que diminuam o preço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, momento de glória a blogueira mais admirada da atualidade comparecendo nesse humílimo espaço. Dani, o que me chamou a atenção no Aura foi o tamanho um pouco maior e a alta definição, preciso de um! kkkkkk

      Excluir

Sinta-se à vontade para comentar, elogiar, criticar, mas nunca se esquecendo de respeitar o ambiente e as pessoas. Obrigado.